A história e o culto a São Jorge, o mártir padroeiro de todos os Escoteiros.
Um homem originário da Capadocia era um tribuno militar na Palestina. Foi naquele lugar que, após ter-se convertido ao Cristianismo dou todos os seus bens aos pobres. Posteriormente, após a perseguição de Diocleciano, Jorge foi preso e torturado repetidamente superando, não obstante, aquelas primeiras dificuldades.
Mais á frente as superou definitivamente, pois foi capturado e condenado ao martírio na forma de decapitação. Desde o IV século surgiu em um santuário em Lydda, na Palestina aonde se encontra o seu túmulo, o culto a S.Jorge, visto,como Santo Patrono dos Cavaleiros e que teve um maior desenvolvimento durante a época das cruzadas, período no qual se pensa ter nascido a lenda de S.Jorge matando o dragão.
Foi o próprio Baden-Powell que escolheu S.Jorge como Patrono de todos os Escoteiros devido às deles virtudes e os seus ideais. Como vimos, o culto de São Jorge é antiquíssimo mas a sua figura não é uma lenda, como alguns nos fizeram crer.
As virtudes e os ideais, não obstante o tempo, resultam ainda válidas e atuais. Por isso é importante que cada Chefe, cada adulto, saiba explicar com clareza aos seus jovens a figura deste Santo que é exemplar.
Na Europa os Escoteiros costumam acampar neste dia em memória de S. Jorge (23 de abril)
ESCUTE ESSA LINDA CANÇÃO EM HOMENAGEM AO SANTO NA VOZ DE JORGE BEN JOR
ESCUTE ESSA LINDA CANÇÃO EM HOMENAGEM AO SANTO NA VOZ DE JORGE BEN JOR
Nenhum comentário:
Postar um comentário