24 de abr. de 2011

ESCOTEIROS NA PRAÇA - 6 BA G.E. DUQUE DE CAXIAS (VITORIA DA CONQUISTA)

 O Dia do Escotismo é comemorado no dia 23 de abril e devido aos feriados, a data foi antecipada, em Vitória da Conquista,   com a montagem de stand na Praça 9 de Novembro. Francisco de Assis Marques, diretor presidente do Grupo de Escoteiros Duque de Caxias declarou que na cidade, entre crianças e adultos são 68 escoteiros. O movimento de escotismo é o maior entre a juventude em todo o mundo. No município, as reuniões acontecem todas as tardes de sábado, no Estádio Municipal Lomanto Júnior. Os escoteiros chegaram ao Brasil em 1910.

Escoteiros de Vitória da Conquista
Até 1910, o escotismo era destinado apenas aos rapazes, porém, nessa época, surgiu a organização das bandeirantes, destinada às moças. O sucesso do escotismo espalhou-se por todo o mundo, atraindo milhares de jovens. As estimativas mais recentes contam cerca de dez milhões de escoteiros, espalhados por mais de cem países. O escotismo chegou ao Brasil em 1910. Em 4/11/1924, foi fundada a União dos Escoteiros do Brasil.

A hierarquia dos escoteiros respeita a faixa etária de seus membros. Os meninos de 7 a 11 anos de idade pertencem à categoria dos lobinhos. Os de 11 a 15 anos tornam-se escoteiros. A partir dos 16 anos, passam a ser seniores, responsáveis pelo ensino e pela guia dos iniciantes.

Ao serem admitidos, todos os escoteiros se comprometem a seguir os regulamentos da organização. Assim, recebem o uniforme e os ensinamentos práticos previstos no manual de Baden-Powell. Além da formação moral e cívica, o escoteiro aprende atividades práticas como: armar acampamentos, orientar-se pela bússola, fazer vários tipos de nós e prestar primeiros socorros.
Seu lema “Sempre alerta” traduz o espírito do escoteiro de estar atento às necessidades do próximo e pronto para a boa ação diária.

2 comentários:

  1. eu làzaro fui conhecer o grupo de escoteiro ,e mi apaixonei e acabei ficando hoje eu tenho orgulho de ser um membro da equipe ,(lobinho).

    ResponderExcluir
  2. eu tenho 24 anos, conhece o ESCOTISMO tinha 14 anos, desde entaum minha vida mudou, eu sou suspeito de falar por que sou apaixonado pela vida de escoteiro..

    ResponderExcluir